четверг, 8 октября 2020 г.

Ciclos económicos identificados e datados em Portugal e mais trabalho a caminho. Projeto vai ser apresentado esta sexta-feira

A iniciativa é da Fundação Francisco Manuel dos Santos que criou um comité de «sábios» a quem a tarefa foi entregue. A Datação dos Ciclos Económicos em Portugal ganha agora forma e apresentação pública. Desde os anos 80 foram identificados cinco ciclos económicos, cinco recessões completas pelas quais passou a economia portuguesa. Quando começaram (e porquê), quanto tempo duraram e o efeito que tiveram no dia-a-dia dos portugueses são as perguntas a que o projeto liderado pelo economista Ricardo Reis procura responder.

O trabalho de investigação, inédito em Portugal, prolongou-se por dois anos e envolveu uma equipa de oito especialistas em temas económicos. Além de revisitar o passado numa abordagem retrospectiva, os peritos que compõem o Comité de Datação dos Ciclos Económicos têm ainda o desafio de analisar o desenvolvimento dos ciclos em tempo real, uma vez que o trabalho não se esgota no olhar para o passado.

Neste momento, face à atual recessão provocada pela covid, já há fatores em análise, num cenário que ninguém conseguia prever e em nada semelhante aos que foram analisados desde a década de oitenta, a primeira com dados oficiais seguros que permitem uma análise mais rigorosa. O fator imprevisível da atual recessão e o desconhecimento do que ainda está por acontecer vão marcar o projeto que já está em andamento e os que hão-de vir.

Os dados vão ser revelados ao abrigo de uma parceria entre a Fundação Francisco Manuel dos Santos e o Expresso. A divulgação pública dos resultados está prevista para esta sexta-feira.

Source: expresso.pt

Комментариев нет:

Отправить комментарий