вторник, 13 октября 2020 г.

OMC autoriza Bruxelas a retaliar no caso Boeing

A Organização Mundial do Comércio (OMC) deve autorizar a União Europeia esta terça-feira a aplicar novas tarifas sobre 4 mil milhões de dólares (cerca de 3,3 mil milhões de euros) de produtos norte-americanos como retaliação dos subsídios de Washington à Boeing.

A notícia é adiantada pela Reuters e surge a três semanas das eleições presidenciais dos EUA marcadas para 3 de novembro. A concretizar-se a decisão da OMC, os analistas admitem um reavivar das tensões comerciais entre Washington e Bruxelas, mas que também pode ajudar a encerrar uma disputa de mais 16 anos entre a Boeing e a Airbus.

Washington e Bruxelas dizem que querem resolver este conflito sobre os subsídios concedidos por cada um aos seus construtores aeronáuticos, aos mesmo tempos que se acusam de não quererem encetar um diálogo real.

A decisão já esperada pelos mediadores da OMC foi adiada devido à pandemia e segue-se à autorização dada pela OMC aos EUA para aplicarem taxas alfandegárias sobre 7, 5 mil milhões de dólares de produtos comunitários.

Desde esta decisão, o Estado de Washington decidiu acabar com as isenções fiscais que beneficiavam a Boeing, enquanto a Airbus aceitou aumentar as taxas de juros sobre os empréstimos para o modelo A350 obtidos em França e nos Estados Unidos e Espanha para resolver o conflito.

A Comissão Europeia disse, entretanto, que prefere uma solução negociada, mas está pronta para impor tarifas na ausência de um acordo.

O executivo da UE já elaborou uma longa lista de produtos norte-americanos americanos que poderia visar, como vinho, destilados, malas, tractores, peixes congelados, bem como produtos agrícolas que vão de cebolas secas a cerejas.

Segundo fontes europeias, citadas pela Reuters, a UE também poderia desenterrar uma antiga decisão, que lhe permite tributar 4 mil milhões de dólares de importações dos EUA, no contexto de uma disputa resolvida em 2006, que Washington considera que já não é válida.

Source: expresso.pt

Комментариев нет:

Отправить комментарий